terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Obesidade Infantil

Cada vez mais não só em Portugal mas no Mundo deparamo-nos com este problema, apesar de também haver muitos adultos obesos, é nas crianças que este aspecto se torna mais grave,
Primeiro é importante defenir o que é obesidade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a obesidade é uma doença em que uma acumulação de gordura corporal em excesso pode afectar a saúde.
Segundo especialistas e alguns médicos um dos principais factores que contribui para a obesidade infantil é o "excesso de televisão". Este "execesso" leva a um sedentarismo fazendo com que qualquer criança passe horas e horas sentado num sofá a comer batatas fritas, bolos, chocolates, e não pratique qualquer tipo de exercício.
No entanto não é só este factor que contribui para este facto também, a não existência de uma alimentação equilibrada. É verdade que muitas vezes é dificil fazê-lo no entanto é preciso que os pais ajudem e não comprem para casa tudo aquilo que não deve ser comido frequentemente, é também importante ter refeições a horas e fazer pelo menos 5 refeições por dia. Isto, diminuindo o número de horas em frente a uma televisão e fazendo algum exercicio é o ideal para uma criança e mesmo adulto se manter saudável.
Mas voltando às crianças e à obesidade destas é de salientar que existem dados que demonstram uma grande preocupação pois crianças obesas trará para o futuro adultos com um maior número de doenças. As doenças que poderão vir a longo prazo afectar a criança e posteriormente depois de adulto são a Diabetes tipo 2, hipertensão arterial, aumento do colestrol, puberdade precoce entre outras.
As crianças obesas tem uma menor qualidade de vida, cansam-se com maior facilidade, tem dificuldades em mexer-se, dificuldades em arranjar roupa, baixa auto-estima. Tudo isto leva a outros problemas como o relacionamento com colegas e outros pois na maioria das vezes crianças com o problema de obesidade acabam por ser postos de parte e gozados com frequência, isto pode levar a consequências graves de pressão e perda de vontade em sair e em relacionar-se com os outros, logo ficam mais tempo em casa vem mais televisão e torna-se num ciclo vicioso que desta forma é quase impossível de combater.
Por isso todas as pessoas que tem crianças em casa devem estar muito atentas à sua alimentação mas também aso problemas que as rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário