sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Formação Cívica e o Desporto de Alta Competição

A todos os atletas adeptos de desporto aqui vai um tema que me foi sugerido e o qual eu achei bastante interessante. A "Formação Cívica e o desporto de alta competição".
Qualquer desporto é de alta competição, mas para que o desporto o seja é preciso que existam atletas de alta competição e para se ser atleta de alta competição é preciso uma grande dedicação, esforço, trabalho, empenho... não pode haver um limite em que se diga "hoje não treino porque estou cansado". Ser atleta de alta competição é saber aquilo que se quer, ou seja ter um objectivo bem definido e que ao longo de um época cada atleta deve exigir cada vez mais de si.
Dificuldades em se ser um atleta de alta competição são muitas, mas sinceramente se se faz o que se gosta são dificuldades que se conseguem ultrapassar, mas para isso e como já referi é preciso esforço e dedicação.
Um atleta de alta competição deve treinar todos os dias, uma ou duas vezes por dia dependendo das indicações do treinador. Quer sejam jovens ou menos jovens a dificuldade que isto trás é o de conseguir conciliar tudo de forma a conseguirem treinar, estudar ou trabalhar.
Mas nesta mensagem pretendo dedicar mais atenção aos jovens por isso é neles que me vou focar mais. O estudo."Não vou treinar porque tenho que estudar", a meu ver uma ou outra vez ainda se pode aceitar pois nem sempre é fácil mas fazer isso consecutivamente é de quem não está interessado realmente em ser atleta de alta competição, ou mesmo em dar muita atenção àquilo em que está envolvido.
Desta forma e a meu ver a prática de um desporto é importante e é ainda mais importante quando se quer alcançar um "lugar alto no pódio". Era muito importante que todos os jovens tivessem a oportunidade de passar por esta situação, pois o desporto de alta competição contribuiem em muito para a formação cívica de uma pessoa. Somos obrigados a adquirir responsabilidades, a sabermos organizarmo-nos ao máximo de forma a conseguirmos conciliar tudo e podermos chegar mais além. Mas não nos ajuda a crescer só nestes aspectos, ajuda-nos a saber perder, a ter uma atitude critica perante as situações com que nos deparamos e algo que é fundamental a saber respeitar os outros.
Um outro aspecto que é importante num atleta e que muitos não tem é acreditarem em si próprios, naquilo que são capazes é também uma das coisas que com a prática do desporto se pode adquirir e que de certeza nos ajudará em outras situações da vida.
Por isso a todos que tenham a oporunidade de experimentar algo do género não desperdicem a oportunidade e no caso de já a terem nas mãos não a deitem fora.
É muito importante praticar um desporto de alta competição, a todos os níveis.
Aproveitem as oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário